Thursday, May 17, 2007

Educação e Tecnologia


Lendo o texto "Educação e Tecnologia" de Juracy dos Anjos, observamos a importância da modernização da educação aliada às TCIs. O autor salienta a aliança entre as tecnologias e o humanismo, diferente da utilização técnica que vem sendo desenvolvida em muitas escolas. Cabe à educação a responsabilidade na compreensão crítica dessas mudanças para a introdução das TCIs como uma dinâmica social. Para isso, as novas tecnologias devem servir como um instrumento facilitador tornando-se parceira do processo ensino-aprendizagem.
As tecnologias disponíveis ao professor não devem ser utilizadas como mero instrumento ilustrativo aos alunos, mas sim como instrumentos de criação, re-significação, construção e troca de saberes.
Ressalta, também,que a internet é um excelente recurso para o processamento social da informação, pela facilidade de seu acesso, desde que não seja utilizada apenas como uma rede tecnológica digital. Além disso, destaca que os jogos eletrônicos, embora criticados por pais e educadores, auxiliam no desenvolvimento cognitivo dos jovens desencadeando estímulos, habilidades sensoriais e motoras.

No comments: