Tuesday, September 12, 2006

Intervenções - Atividade Proa 3

Desenvolvendo a atividade 4 do PROA 3, deu pra se ter noção da importância das intervenções durante o processo de construção de um PA. Embora tenham sido poucas que ocorreram na etapa presencial, dificultando uma análise mais detalhada, devido ao curto espaço de tempo e alguns contratempos relacionados ao número reduzido de máquinas por pessoa, o que acredito que tenha ocasionado uma redução no número de atividades planejadas, o que lemos a respeito de intervenções e discutimos nos fóruns, podemos concluir que, no método clínico, as intervenções do experimentador podem ser de três formas: de exploração, que permitem que hipóteses sejam levantadas pelo experimentador baseadas nas noções que as crianças têm e vão interagindo espontaneamente sobre elas; as de justificação permitem a identificação dos argumentos que sustentam essas hipóteses das crianças, a razão das coisas, os porquês e as de controle ou contra-argumentação procuram a coerência ou contradição do pensamento que embasa a hipótese. Empregar este método exige uma postura constante de observação e questionamento frente a tudo que vai sendo construído, numa busca de captar tudo o que for necessário para o enriquecimento dos trabalhos em andamento.

1 comment:

Aline_Kunst said...

Olá Simone!
Gostei das tuas reflexões, mas muitas vezes o problema é: de que forma vamos fazer a intervenção? Qual o momento e o tipo apropriado de intervenção? Como intervir sem induzir?

Boa semana!
Beijos
Aline