Saturday, July 29, 2006

Conexão da Arte com Educação


“De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente .”
O Surrealismo, um dos movimentos artísticos que estou pesquisando pro nosso PA, embasado na filosofia freudiana, mostra bem claro como é uma decorrência da necessidade humana a fuga do modelo convencional, tradicional, não só nas Artes, como na Ciência. A insatisfação humana é que move o desenvolvimento de tecnologias, descobertas científicas. Na educação não deveria ser diferente. Não estamos sempre em processo de aprendizagem? Ou estagnamos diante daquilo que consideramos já ter conhecido (aprendido) ?
Salvador Dalí, um ícone desse movimento, expressou através da sua arte, sua rejeição ao convencional, tradicional e valores padronizados pela sociedade da sua época. Foi o seu sonho, o desejo de mudar, de se contrapor a modelos pré-estabelecidos como "belo", que conduziu toda sua produção. E nós professores, o que tentamos produzir? Criamos ou repetimos os mesmos padrões a que fomos submetidos a 20, 30 anos atrás?

1 comment:

Aline_Kunst said...

Olá!
Gostei da tua reflexão. Realmente, podemos pensar: o que é belo?
E mais onde está a beleza e a poesia na educação? Será que foram esquecidas, ou foram submetidas aos mesmos padrões de 20, 30 anos atrás???
Boa semana!!!
Beijos