Sunday, October 08, 2006

Atividade 7 do Proa 4-Respondendo aos Questionamentos dos Colegas


Um dos questionamentos que tive que pesquisar para responder a essa atividade, foi a respeito de como ocorre a aprendizagem em uma pessoa surda-muda. Acabei descobrindo que existem dois métodos que dominam hoje o campo da educação de surdos: o da reeducação auditiva, precedida do possível tratamento causal e o da leitura labial.
Mas no caso de perda total de um sentido ou função, só temos recurso para os meios de suprimento, que vem a ser a leitura labial, que é a arte de compreender a palavra falada pelos movimentos dos órgãos fonadores externos e da face. A labiologia é um método físico-pedagógico, que tem por fim ensinar o surdo a traduzir mentalmente os movimentos visíveis dos órgãos fonadores e o jogo de fisionomia de um interlocutor, do qual pode assim apreender o pensamento sem o recurso da audição. A leitura labial é, pois, um processo visual de suprimento, é uma substituição de sentidos como a que faz o cego substituindo a visão por um exercício especial do tacto e um apuro de ouvido. Em ambos os casos, esta substituição dos sentidos deve ser completada por uma intensificação da atenção psico-sensorial e o emprego das faculdades de interpretação.E' um trabalho que exige mestres abnegados, profundos conhecedores da matéria e da psicologia do surdo, educação especial, método, paciência, e cujos resultados são absolutamente compensadores para o paciente e para a sociedade.O ideal no ensino da leitura labial, é o ensino individual, tendo em vista as diferenças de idade, grau de audição, de inteligência, de atenção visual, aptidão e receptividade da criança surda, , o que é difícil no ensino coletivo. Contudo, em escolas menores deve ser possível selecionar vários alunos mais ou menos em idênticas condições, aos quais possa ser administrado o ensino em grupos sempre pequenos. Até então, não havia refletido com mais profundidade neste assunto, pois ainda não enfrentei um desafio desses. Acredito que o professor deva ser muito bem preparado, pois se não atingir a criança, ela com certeza terá sérias dificuldades de inserção social.

1 comment:

Aline_Kunst said...

Olá Simone!
Gostei bastante de tuas reflexões sobre o trabalho com pessoas surdas-mudas. E com certeza todo trabalho exige muita dedicação e paciÊncia, além de preparo.
Boa semana!
Beijos
Aline