Sunday, August 27, 2006

Mecanismos Perceptivos


Refletindo sobre a diferença de percepção e atividade perceptiva através dos textos propostos, no processo de desenvolvimento da criança, é importante salientar que a criança vai aprendendo porque vai necessitando interagir com os objetos, com os quais ela precisa se adaptar. Isso vai acontecendo através da interpretação que ela vai fazendo do mundo que a cerca; ela vai explorando as novidades, assimilando-as, interagindo com as descobertas , acomodando-as para serem assimiladas, através de esquemas de significação. Essas novidades são buscadas através do significado que vai retirando das ações que já ocorreram, ela vai construindo novos sistemas de significados, por meio da atividade perceptiva, e não só pela percepção dos sentidos, já que esta é centrada, focada e nossos sentidos limitados, enquanto a atividade perceptiva é uma atividade exploratória, que pressupõe a experiência de ações do sujeito sobre os objetos em atividades coordenadas, e não um mero registro captado pela percepção, pelos sentidos. E essa atividade perceptiva vai se tornando cognitiva quando o pensamento pode ser representado por imagens e raciocínios, que não estão mais presentes no campo dos sentidos. Isso tudo vai acontecendo progressivamente, de acordo com o amadurecimento da criança. Bastante importante termos conhecimento de como esse processo de vai amadurecendo, vai acontecendo, já que temos o compromisso em nossas mãos de acompanharmos um processo em constante evolução como é típico da aprendizagem

1 comment:

Aline_Kunst said...

Olá Simone!
Gostei das tuas reflexões sobre os mecanismos perceptivos.

Qualquer coisa que precisar, entre em contato.

Bom final de semana!
Beijos
Aline